Risotto de abobrinha e bacon

Risotto de abobrinha e bacon
Ingredientes:

200 g. de arroz arbório;
3 colheres (sopa) cheias de manteiga;
1 cebola grande picadinha;
4 fatias de bacon picadas;
1 abobrinha média ralada no ralo grosso;
75ml de vinho branco seco;
cerca de 1 litro de caldo de legumes caseiro ou em cubo;
sal e pimenta do reino a gosto;
2 colheres (sopa) cheias de queijo parmesão ralado.

Preparação:

Prepare o caldo de legumes e mantenha tampado em fogo baixo.
Ao lado do caldo, aqueça outra panela, de preferência funda e grossa e frite o bacon em fogo médio. Não precisa colocar óleo porque o bacon vai soltar sua própria gordura. Frite até que fiquem dourados mas sem estarem esturricados e secos. Tire o bacon num prato forrado com papel toalha e reserve.
Limpe a gordura da panela com papel toalha e coloque 1 colher de sopa de manteiga. Espere derreter e coloque a abobrinha ralada. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Refogue em fogo alto até que esteja macia e sem líquido. Tire num outro prato e reserve.
Derreta mais 1 colher de sopa de manteiga e refogue agora a cebola em fogo médio. Espere até que a cebola esteja macia e translúcida. Acrescente então o arroz (que não deve ser lavado) e mexa bem para envolver bem todos os grãos de arroz na manteiga. Refogue até que os grãos comecem a agarrar no fundo da panela. Baixe o fogo e junte o vinho branco. Mexa bem para que o álcool evapore. Coloque 1 concha do caldo de legumes e misture. A partir daqui o risoto ficará pronto entre 15 a 20 minutos. Continue sempre mexendo e vá colocando mais caldo, uma concha de cada vez, quando começar a secar o líquido. Depois de 15 minutos comece a verificar o ponto do arroz, deve estar macio mas com certa resistência no miolo, isto é, al dente.
Incorpore a abobrinha, metade do bacon, 1 colher de sopa de manteiga e o queijo ralado. Misture e caso a cremosidade esteja muito grossa, coloque mais uma concha de caldo de legumes. Misture bem e corrija o sal se necessário. Tampe e apague o fogo. Deixe abafado por 5 minutos e sirva em seguida. Espalhe um pouco do bacon reservado e mais parmesão ralado sobre cada prato. Vale por uma refeição mas eu ainda servi acompanhado de um filé de frango grelhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...