Cabrito assado

Cabrito assado
Ingredientes:

2 kg de cabrito já limpo de gordura e correias;
vaqueiro líquida;
2 colheres de sopa de massa de pimentão vermelho;
sal;
pimenta preta de moinho;
1 colher de sopa de cominhos;
1 cabeça de alhos;
4 folhas de louro verde;
1 litro de vinho branco;
1 cebola média;
4 cravinhos;
1 ramo de tomilho;
1 ramo de alecrim;
1 kg batatinhas pequenas;
500 g de castanhas congeladas;
800 g de grelos congelados;
azeite.

Preparação:

Corte o cabrito em pedaços pequenos e coloque-o num recipiente grande de louça ou de inox. 
Numa tigela misture cerca de 200ml de Vaqueiro Líquida com a massa de pimentão, tempere com sal e pimenta preta moída na altura, junte metade dos cominhos, 3 dentes de alho, previamente descascados e picados e 2 folhas de louro partidas em pedaços. Vá juntando o vinho em fio e mexendo com uma vara de arames até a mistura estar homogénea. Deite sobre o cabrito, misture bem e reserve tapado, no frigorífico ou em local fresco, de um dia para o outro.
Descasque a cebola e espete-lhe os cravinhos. Ate 3 a 4 pés de tomilho com outros tantos de alecrim e as restantes folhas de louro.
Deite cerca de 250ml de Vaqueiro Líquida num tacho largo e leve ao lume. Quando estiver quente introduza a cebola com os cravinhos espetados, 3 a 4 dentes de alho esborrachados e o ramo de cheiros atado. Deixe fritar um pouco para aromatizar a gordura e depois introduza os pedaços de cabrito bem escorridos. Quando a carne estiver dourada, junte um pouco da marinada, tape e deixe cozinhar sobre lume brando até ficar tenra.
Ao mesmo tempo ferva as batatinhas, previamente lavadas, em água temperada com sal durante cerca de 10 minutos. 
Num outro tacho deite um pouco do molho do cabrito, adicione um pouco deVaqueiro Líquida e deixe aquecer bem. Introduza as batatinhas, bem escorridas, e as castanhas e deixe cozinhar até estarem macias. Rectifique os temperos se achar necessário.
Entretanto leve um tacho ao lume com água. Quando ferver, tempere-a com sal, introduza os grelos e deixe cozer destapados até estarem macios.
Escorra bem e pique-os em pedaços. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e mais 4 a 5 dentes de alho esborrachados e quando os alhos começarem a alourar adicione os grelos e salteie, mexendo de vez em quando.
Sirva o cabrito com as batatas, as castanhas, e os grelos salteados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...