Sopa cremosa de pimentões e tomates

Sopa cremosa de pimentões e tomates
Ingredientes:

2 pimentões vermelhos grandes;
3 tomates bem maduros e se possível de baixa acidez;
2 folhas grandes de couve ou 3 médias (com os talos);
1/2 cebola branca média picada;
1 dente de alho picado;
3 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de ervas finas secas (ou outras a seu gosto);
1 pedaço de 3 cm da parte mais branca do talo de alho poró cortado em rodelas;
1 colher (sobremesa) de páprica picante (ou doce) - opcional;
aproximadamente 1 litro de água fervendo;
rodelinhas de alho poró (da parte mais verdinha);
cebolinha cortada na diagonal;
fiozinho de azeite em cada prato - opcional.

Preparação:

Coloque os pimentões em um refratário ou assadeira e leve ao forno preaquecido a 220 graus até que criem uma casca preta (vá virando os lados desses pimentões durante o processo). Retire do forno, coloque em um saco plástico e quando tiver amornado, retire a pele, as sementes e as membranas brancas. Lave para tirar algum resquício das sementes ou da pele, corte em tiras e reserve.
Ferva água em uma panela média. Corte a pele dos tomates em formato de cruz na base do sentido de maior comprimento. Quando a água ferver, desligue o fogo e adicione os tomates. Deixe por uns 30 segundos, remova e retire a pele. Corte em pedaços. Reserve também.
Em uma panela grande leve a cebola e o alho com o azeite ao fogo para refogar (não deixe queimar). Junte o alho poró, os pimentões, tomates e as folhas de couve rasgadas em pedaços menores. Salgue e adicione as ervas. Despeje a água fervendo e deixe cozinhar por uns 20 minutos em fogo alto ou até que os tomates estejam se desmanchando. Desligue o fogo, aguarde uns instantes para esfriar um pouco e leve esse cozido para processar em um liquidificador. Volte o creme para a panela, corrija o sal e os temperos. Adicione a páprica (se gostar). Veja a consistência se necessita mais água e aguarde ferver. Desligue o fogo, acrescente as rodelinhas de alho poró e a cebolinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...