Bolo de maçã caramelada

Bolo de maçã caramelada
Ingredientes:

Maçãs carameladas:
½ xícara de açúcar;
3 maçãs fuji pequenas;
1 colher (sopa) de manteiga.

Massa:
4 ovos grandes;
¾ xícara de açúcar;
¾ xícara de óleo de canola;
2 xícaras de farinha de trigo;
½ colher (chá) de canela em pó;
uma pitada de sal;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 xícara mal cheia de passas escuras sem sementes (100g);
2 colheres (sopa) de rum.

Preparação:

Para as maçãs, coloque ½ xícara de açúcar numa panelinha e leve ao fogo para caramelizar. Deixe o caramelo escuro tomando cuidado para não queimar e tornar amargo. Junte as maçãs descascadas e raladas no ralo grosso. Misture bem. As maçãs vão soltar bastante água. Deixe apurando até ficarem macias e o caldo reduzir pela metade. Coloque a manteiga e misture até derreter. Despeje num prato e deixe amornar. Pesando, consegui cerca de 1⅓ xícara de maças carameladas (325g), mas desconte aí uma boa colherada que tirei a fim de "experimentar"(rsss).
Coloque cerca de 2 xícaras de água para ferver. Despeje as passas e espere voltar a ferver e deixe mais uns 2 minutos. Escorra, seque em papel toalha e coloque numa vasilha junto com as 2 colheres de rum.
Para a massa, unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 24cm. Peneire a farinha com a canela e uma pitada de sal (reserve uma colher de sopa para envolver as passas).
Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Sempre batendo, vá adicionado o açúcar às colheradas. Diminua a velocidade e junte o óleo em fio e o rum das passas. Vá colocando a maçã às colheradas, em seguida a farinha peneirada, sempre às colheradas e na velocidade baixa. Adicione o fermento e bata apenas para incorporar.
Fora da batedeira, junte as passas enfarinhadas e misture rapidamente. Despeje na forma e leve para assar en forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para se certificar.
Tire do forno e espere amornar 10 minutos antes de desenformar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...