Hamburguer no papilote

Hamburguer no papilote
Ingredientes:

Hamburguer:
250g de carne moída (usei patinho);
sal e pimenta do reino a gosto;
1 ovo extra;
4 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira;
1 dente de alho espremido;
1 cebola média picadinha.

Molho:
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 cebola média cortada em fatias finas;
150ml de água;
100ml de vinho tinto seco;
1 lata de tomates pelados (400g);
sal e pimenta do reino a gosto;
2 colheres (sopa) de molho inglês;
1 colher (sopa) de molho shoyu;
uma pitada de cominho em pó;
1 linguiça calabresa defumada sem pele e cortada em rodelas de 1cm (200g);
manteiga para finalizar;
cebolinha picada;
queijo parmesão ralado a gosto .

Preparação:

Comece fazendo o hamburguer. Numa vasilha, coloque a carne moída e tempere levemente com sal e pimenta do reino. Amasse bem até começar a ficar com liga. Junte o ovo, farinha de rosca, alho e cebola. Amasse tudo muito bem e divida em 4 porções. Modele cada porção em formato oval com cerca de 2cm de altura.
Aqueça bem uma frigideira grande e regue com um fio de óleo. Disponha os hamburguers e deixe dourar bem de um lado para virar e terminar de dourar do outro lado. Não é necessário que cozinhe por dentro, ele vai terminar de cozinhar no forno. Tire num prato e na mesma frigideira, refogue as rodelas de linguiças. Depois de dourar levemente, tire as linguiças num prato e retire o excesso de óleo da frigideira com um papel toalha. Coloque a manteiga e espere derreter. Acrescente a cebola e refogue bem em fogo baixo até quase caramelar.
Enquanto isso numa pequena panela, coloque a farinha de trigo e leve ao fogo médio. Vá mexendo de vez em quando até que a farinha comece a torrar e ficar levemente escura. Cuidado para não queimar.
Apague o fogo e reserve.
No refogado de cebolas, coloque a água e o vinho tinto. Quando ferver, deixe cozinhando uns 5 minutos para evaporar todo álcool do vinho. Coloque os tomates pelados, espremendo na mão antes de juntar ao refogado. Lave a lata dos tomates com um pouco de água e jogue no refogado também. Tempere levemente com sal, pimenta do reino, cominho, molho inglês e shoyu. Deixe ferver alguns minutos e incorpore a farinha torrada. Misture rapidamente. O molho vai engrossar imediatamente. Se estiver muito grosso, pingue um pouco mais de água. Corrija o sal se necessário.
Corte 2 pedaços de papel alumínio de uns 30cm e sobreponha um no outro. Coloque uma colherada de molho no centro do papel alumínio. Em cima do molho, coloque o hamburguer e cubra com mais uma boa colherada de molho com algumas rodelas de linguiça. Deite um cubinho de manteiga no topo e feche o papel alumínio vedando bem para o molho não vazar enquanto estiver no forno. Coloque o papilote sobre uma assadeira. Repita o processo com o restante dos hamburguers e molho.
Leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 40 minutos.
Aqui em casa, cada um coloca o papilote no prato e abre com cuidado por causa do vapor. Polvilha-se queijo ralado e joga um pouquinho de cebolinha.
O molho sozinho parece não ser grande coisa mas no forno ele se transforma por conta do suco da carne, por isso é importante que ela não seja totalmente cozida quando é grelhada na frigideira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...